sábado, 9 de julho de 2011

Atividade de ensino

Proponho aqui algumas atividades para serem aplicadas em turmas de ensino médio:

1ª - Atividade mais simples, podendo ser aplicada em apenas uma aula;

2ª - Atividade mais complexa, para ser realizada em mais de uma etapa.

-------------------------------------------------------------------------------


Atividade 1



Ao concluir a atividade, o aluno aprenderá a relacionar os elementos da tabela periódica com a sua vida.

Individualmente, cada aluno deve escolher pelo menos 3 elementos da tabela periódica e mostrarem exemplos destes elementos na vida real.

Ex.: Ferro - Produção do aço (Fe + C) ; Tungstênio - Lâmpadas incandescentes ; Fósforo - Fertilizantes (Fosfatos)

Os alunos, dependendo da disponibilidade, poderão pesquisar na internet ou em livros.

Esta atividade é considerada satisfatória se os alunos conseguirem enxergar a presença dos elementos dispostos na tabela periódica em suas vidas cotidianas. Eles deverão perceber que tudo aquilo que os rodeia é formado por esses elementos, não havendo em nada na natureza algum elemento ausente na tabela.

--------------------------------------------------------------------------------


Atividade 2

Nesta atividade, os alunos individualmente, deverão escolher em uma lista, um dos tópicos presentes.
Na lista estarão alguns exemplos de onde podemos encontrar a química.

Ex.:  Indústria petrolífera, alimentícia, farmacêutica, química da vida, etc.

Cada aluno deverá escolher um tema e trazer exemplos de onde a química está presente. A pesquisa poderá ser feita preferencialmente na internet ou em livros.
Ao término da atividade, o professor deverá convidar os alunos a relacionarem os tópicos entre si, apontando as conexões entre eles.


Essa atividade servirá para mostrar que todas as transformações da natureza se dão através de processos químicos, desde o carro movido à gasolina ao homem que se move graças a energia queimada proveniente dos alimentos ingeridos.

--------------------------------------------------------------------------------



Em ambas atividades, o aluno é levado a questionar-se a respeito dos fenômenos da natureza. Baseadas no construtivismo, elas fazem com que o aluno tenha que buscar a informação que ainda não possui.
Todos alunos deverão acabar com uma ideia bem fixa, em alusão a célebre frase de Lavoisier:

 "Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma."

2 comentários:

  1. A atividade 1 exige pré-requisitos, certo? Se sim, como você conhecerá se os alunos tem condições de realizar esta atividade que você diz que é bem simples? Ou quando um professor pode aplicar tal atividade ou quais são as condições necessárias para sua aplicação?
    Tais perguntas poderiam ser facilmente respondidas se atividade tivesse sido explorada em contexto real. Você termina a disciplina sem saber se ela tem validade concreta, pois faltam elementos para compreender a sua realização.

    ResponderExcluir
  2. A segunda atividade não me convenceu. Ela não demonstra compromisso com a aprendizagem dos alunos. O que se vê é uma tarefa. Veja, a química é tão interessante e as atividades aqui propostas estão aquém do que se pode realizar junto aos alunos. Faltou pesquisa, investimento. Mas você pode tentar convencer-me. Foi uma pena que você não apresentou estas atividades em aula para experimentar a observação e os direcionamentos que os colegas fariam de bom grado. Talvez você tivesse feito outro investimento.

    ResponderExcluir